ASSOCIACAO COMUNITARIA A VOZ DE SAO JOAO DA BARRA - SÃO JOÃO DA BARRA - RJ

Consultar o Endereço das Associações e Fundações / ASSOCIACAO COMUNITARIA A VOZ DE SAO JOAO DA BARRA - SÃO JOÃO DA BARRA - RJ

ASSOCIACAO COMUNITARIA A VOZ DE SAO JOAO DA BARRA - SÃO JOÃO DA BARRA - RJ

Qual é a diferença entre Associação e Fundação?

Aviso: 3
Endereço Correspondência: Rua Manoel de Souza Braga Neto, s/nº, Centro, . CEP:28200000. SÃO JOÃO DA BARRA-RJ
Endereço Sistema Irradiante: Rua Manoel de Souza Braga Neto, s/nº, Centro, . CEP:28200000. SÃO JOÃO DA BARRA-RJ
Maps: 21º37 54S,41º02 26W

Fundação: As fundações privadas são entidades de direito privado com fim altruístico, dotadas de personalidade jurídica.
Elas são administradas segundo as determinações de seus fundamentos e criadas por vontade de um instituidor, que pode ser pessoa física ou jurídica capaz de designar um patrimônio no ato da sua constituição.

Fundação Constituída por patrimônio, aprovado previamente pelo Ministério Público.
O patrimônio é condição para sua criação.
A finalidade deve ser religiosa, moral, cultural ou de assistência, definida pelo instituidor.
A finalidade é perene.
As regras para deliberações são definidas pelo instituidor e fiscalizadas pelo Ministério Público.
Registro e Administração são mais burocráticos.
Regida pelos artigos 62 a 69 do Código Civil. Criada por intermédio de escritura pública ou testamento.
Todos os atos de criação, inclusive o estatuto, ficam condicionados à prévia aprovação do Ministério Público.

Associação As associações são constituídas por um grupo de pessoas que objetivam um determinado fim não lucrativo, podendo ser social, educacional, assistencial, ambiental, entre outros.
São caracterizadas por não distribuir ou dividir entre os integrantes os resultados financeiros.
As associações são regidas por um estatuto social, podendo haver ou não capital no ato da sua constituição.
As rendas provenientes da atividade desenvolvida são destinadas a finalidade descrita em seu estatuto.

Associações e Fundações

Associação
Constituída por pessoas.
Pode (ou não) ter patrimônio inicial.
A finalidade é definida pelos associados.
Os associados deliberam livremente.
Registro e administração são mais simples.
Regida pelos artigos 44 a 61 do Código Civil. Fundação
Fundação e Associação.

Consultas

Fundação e Associação ASSOCIACAO COMUNITARIA A VOZ DE SAO JOAO DA BARRA - SÃO JOÃO DA BARRA - RJ Fundação e Associação ASSOCIACAO COMUNITARIA A VOZ DE SAO JOAO DA BARRA - SÃO JOÃO DA BARRA - RJ